ACD “Inclusão e Diversidade: Unindo forças para uma Escola Resiliente”

    No próximo dia 19 de março, na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, das 16h às 20h irá decorrer a ACD “Inclusão e Diversidade: Unindo forças para uma Escola Resiliente”, no âmbito da Semana pela Inclusão promovida pela Associação de Pais e Encarregados de Educação.

    A Formadora será a Doutorada Lúcia Canha.

    Objetivos:

    Diversidade e Inclusão na Escola

    • Compreender os conceitos fundamentais de diversidade e inclusão no contexto educacional.
    • Identificar os principais desafios enfrentados por alunos com deficiência e/ou doença mental. 

    Resiliência, Autoeficácia e Flexibilidade na Construção de Ambientes Inclusivos

    • Explorar competências pessoais e sociais com impacto no desenvolvimento de ambientes escolares e educativos inclusivos. 

    Apoio à Transição para a Vida Adulta

    • Refletir sobre a importância e o impacto do apoio à transição para a vida adulta de alunos com deficiência /ou doença mental. 

    Trabalho Colaborativo com Pais

    ·        Refletir sobre a importância do envolvimento familiar na escola, especialmente no desenvolvimento e implementação dos planos de transição dos alunos.

     

    Conteúdos:

     Diversidade e Inclusão na Escola

    • Diferenciação dos termos diversidade e inclusão e as suas interconexões.
    • Desafios enfrentados por alunos com deficiência e/ou doença mental.

    Resiliência, Autoeficácia e Flexibilidade na Construção de Ambientes Inclusivos

    • Conceitos de resiliência, autoeficácia e flexibilidade e sua importância na educação inclusiva.
    • Desenvolvimento dessas competências nos alunos, promovendo maior autonomia e adaptação aos desafios escolares.
    • Estratégias para fortalecer a flexibilidade e resiliência nas organizações escolares, favorecendo culturas mais inclusivas e adaptativas..

    Apoio à Transição para a Vida Adulta

    • Apoio à transição para a vida adulta de alunos com deficiência e/ou doença mental – conceptualização.
    • Práticas eficazes para promover uma transição bem-sucedida e uma participação ativa na comunidade.
    • O Planeamento Centrado na Pessoa (PCP) - princípios e implicações nas práticas educativas e organizacionais. 

    Trabalho Colaborativo com Pais

    • Estratégias eficazes para fortalecer o trabalho colaborativo entre escola e família.
    • O papel das expectativas de pais, professores e alunos no sucesso da transição para a vida adulta e na construção de um percurso inclusivo e autónomo.

    Inscrições